domingo, 22 de janeiro de 2006

Banda: Secret Chiefs 3; Álbum: Book M



Banda: Secret Chiefs 3
Álbum: Book M
Ano: 2001
Gênero: Avant-Garde; Música Eletrônica


Não tenho conhecimento nenhum sobre música oriental, mas tenho certa bagagem prá falar de música ocidental, e posso afirmar com certeza absoluta que nunca vi nada parecido com Secret Chiefs 3.

Imagine uma mistura de música árabe, drum 'n' bass, surf music psicodélica e rock. É mais ou menos isso.

A banda começou como uma brincadeira de três membros do Mr. Bungle: Trey Spruance (guitarra), Trevor Dunn (baixo - mais sobre esse cara no post sobre o Fantômas) e Danny Heifetz (bateria), mas a brincadeira se tornou séria. Em 1996, lançaram seu primeiro álbum, First Grand Constitution and Bylaws, e ficou evidente que a banda tinha muito a oferecer.

O álbum que será recomendado aqui é o Book M, de 2001. A maior parte das músicas foi composta pelo líder Trey Spruance, e o disco em si conta com diversas participações especiais de percussionistas e violinistas. É muito interessante notar que, embora se trate de um trabalho de cunho experimental, muitas músicas têm uma levada bem tradicional (como a faixa de abertura, Knighs of Damcar). Conversei esses dias com uma amiga que faz dança do ventre, e ela até classificou algumas músicas prá mim (olha, essa dança com véu, essa com bastão, essa com punhal etc).

Mas basta ouvir a segunda música, Haga Sophia, para ver como a banda não tem medo de misturar elementos. A batida totalmente eletrônica junto com a melodia orientalesca proporcionam uma boa viagem.
E é interessante notar que muitas músicas são nesse estilo, mas são muito diferentes entre si. As guitarras distorcidas de Vajra são totalmente diferentes das de Combat For The Angel, com um ritmo todo truncado e a bateria pesada.

Algumas músicas parecem uma viagem de E. Horsemen Of The Invisible parece uma rave árabe, é indescritível.

Falando nisso, segue o tracklist:

1. Knights of Damcar
2. Hagia Sophia
3. Vajra (Rat Puriya)
4. Ship of Fools (Stone of Exile)
5. Horsemen of the Invisible
6. Combat for the Angel
7. Zulfiqar III
8. Siege Perilous
9. Dolorous Stroke
10. Blaze of the Grail
11. Lapsit Exillis
12. Lapis Baitulous

13. Safina

Enfim, se você curte música criativa... conheça Secret Chiefs 3!

Eis a música Horsemen Of The Invisible sendo executada ao vivo:

Nenhum comentário: