quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Banda: Fantômas; Álbum: Fantômas


Banda: Fantômas
Álbum: Fantômas (ou Amenaza al Mundo)
Ano: 1999
Gênero: Metal Avant-Garde

Já que o assunto do post anterior foi o Lovage - e Mike Patton participou do Lovage - vamos falar de Fantômas. Ficou sem entender? Calma, vou esclarecer.

Mike Patton ficou mundialmente famoso por ter sido vocalista da grande e extinta banda Faith No More. Grandes sucessos como Epic, Falling To Pieces e Midlife Crisis foram gravados com Patton no microfone. Porém, não é todo mundo que sabe que, além do Faith No More, o versátil vocalista era integrante da fantástica Mr. Bungle (que com certeza será tema de, pelo menos, dois posts) e viria a criar diversos projetos (ou participar, como foi o caso do Lovage).

Um desses projetos é o Fantômas, com circunflexo mesmo (nome de um anti-herói de uma série francesa pré-primeira guerra mundial). Criado em 1999 (um ano após o fim do Faith No More), a banda conta com músicos extraordinários. Além de Patton (vocalista incrível), temos Buzz Osborne (do Melvins) na guitarra, Trevor Dunn (que já foi do Mr. Bungle e é extremamente ativo no cenário jazz da costa oeste dos Estados Unidos) no baixo e o monstro sagrado da bateria Dave Lombardo, do Slayer.

O primeiro disco da banda (e não só o primeiro, diga-se de passagem), homônimo, é um choque. A começar pelo tracklist. Ei-lo:

1. Page 1
2. Page 2
3. Page 3
4. Page 4
5. Page 5
6. Page 6
7. Page 7
8. Page 8
9. Page 9
10. Page 10
11. Page 11
12. Page 12
13. Untitled
14. Page 14
15. Page 15
16. Page 16
17. Page 17
18. Page 18
19. Page 19
20. Page 20
21. Page 21
22. Page 22
23. Page 23
24. Page 24
25. Page 25
26. Page 26
27. Page 27
28. Page 28
29. Page 29
30Page 30

Exatamente. Trinta faixas, cada uma representando uma página de um livro. Segundo o site oficial, o objetivo deste álbum é homenagear os filmes e livros de ficção científica. E é nessa hora que alguém desavisado pode perguntar "interessante, isso pode ser percebido nas letras?". E quando ouve a resposta "não, o álbum não tem nenhuma letra", faz uma cara de surpresa e pensa consigo mesmo "então porque tem um vocalista?".

A resposta vem logo na primeira música, a página um. Um som gutural extremamente grave junto com o baixo pesadíssimo de Dunn. Na seqüência, diversos pratos e chimbaus são acionados por cerca de 45 segundos, dando lugar a uma seqüência de notas extremamente pesadas para, no fim, dar lugar ao gutural e baixo do começo. E acabou a página um, depois de um minuto e trinta e quatro segundos.

Muitos param de ouvir a banda aí. "Isso não é música" é o mais comum, seguido de "mas os caras fizeram qualquer coisa e gravaram" e "que bosta". E eu defendo com ferocidade: é música sim. Apenas não é linear como 99,99% das bandas.

Fantômas nos apresenta uma nova dimensão dentro do conceito de música. Ouvir a página 12, por exemplo, nos oferece berros insanos de Patton, juntamente com a perfeita técnica e sincronia dos músicos. Na mesma música, temos teclados incrivelmente sombrios e vocalizações tétricas. Ainda na mesma música, temos microfonia e pedal duplo, que logo voltam a dar lugar às vocalizações. Tudo isso em menos de dois minutos.

Todas as músicas deste álbum são fragmentadas. Patton se transforma em um instrumento absurdamente versátil, e não um vocalista que canta uma letra com a música servindo de "acompanhamento". Ele se transforma em parte da música, não mais ou menos importante. Além de tudo, a precisão da banda impressiona. Prá quem fala que "eles fizeram qualquer coisa e gravaram", só posso dizer que ver aquilo ao vivo e totalmente fiel à versão de estúdio é a maior prova de que nada no Fantômas é por acaso.

É notável a influência do metal dentro do Fantômas - não poderia deixar de ser assim com Dave Lombardo na bateria. Mas existem outros ingredientes, como trilhas sonoras de filmes (que seria o tema principal do álbum The Director's Cut, lançado em 2001) e de desenhos animados (tema principal do Suspended Animation, de 2005).

Se você for ouvir este álbum, prepare-se: você não vai mais ver música da mesma maneira. É como se fosse um cubismo do século XXI ou algo assim. Indispensável.

Eis as páginas de 1 a 5 executadas ao vivo pelo Fantômas:

3 comentários:

alex disse...

é realmente nunca vi um lixo desse tipo!

Unknown disse...

Lixo é tua bunda!!

miss cadoixo disse...

oh pá, concordo a 100% contigo.cubismo musical do século XXI...
são realmente geniais.
muito estranho, mas muito belo.